Publicidade.

Cigano pode abrir caminho para Brasil ter 5 campeões no UFC até março


Ao longo da história, quase sempre houve um equilíbrio no número de americanos e brasileiros campeões do Ultimate Fighting Champsionship (UFC). Recentemente, isso ameaçou mudar, já que Anderson Silva perdeu o título dos pesos médios e seus compatriotas pareciam distantes de alguma conquista. Mas essa tendência pode ser revertida a partir deste sábado: se Junior Cigano vencer Cain Velasquez no UFC 166, o Brasil terá a chance de, até março de 2014, reunir cinco cinturões no País.

Não será uma missão fácil, porém. Atualmente apenas dois brasileiros são campeões do UFC: José Aldo é o atleta dominante entre os pesos penas e Renan Barão está com o título interino dos galos. As chances de novas conquistas estão nas mãos e nos pés de Junior Cigano, Anderson Silva e Glover Teixeira.

Veja a seguir a situação de cada um deles e como podem colaborar para que o Brasil volte a ser protagonista no UFC:


Neste sábado, o brasileiro vai enfrentar pela terceira vez o americano Cain Velasquez, agora em Houston, no Texas, pelo UFC 166. Ambos já venceram um combate e agora farão o tira-teima para decidir quem é o melhor peso pesado da atualidade.

Caso Cigano não vença, é provável que outro brasileiro tenha a chance de lutar pelo mesmo cinturão: Fabricio Werdum tem sido apontado como próximo desafiante ao título, mas o combate não está marcado e não deve acontecer antes de março de 2014.


Foram anos de domínio até que Chris Weidman destruísse o reinado de Anderson no UFC. A vitória do americano aconteceu em julho e logo foi anunciada a data da revanche - no dia 28 de dezembro, em Las Vegas, o brasileiro terá a chance de levar novamente para seu País o cinturão dos pesos médios.

Assim como entre os pesos pesados, há um plano B caso Anderson não vença: Ronaldo Jacaré chegou com força no UFC e já é visto como um possível postulante ao cinturão. Mas é provável que ele precise de mais uma vitória antes de lutar pelo título.


A luta ainda não tem data marcada, mas o presidente do UFC, Dana White, já confirmou: Glover Teixeira será o próximo adversário de Jon Jones, o campeão absoluto dos meio-pesados. No máximo até março os dois colocarão em jogo suas sequências invictas: o brasileiro não perde desde 2005, enquanto Jones está imbatível desde 2009.

Neste caso, se Glover não vencer, o Brasil vai demorar para se aproximar do cinturão novamente. Afinal, atletas do País que eram destaque na categoria antigamente, como Lyoto Machida e Mauricio Shogun, estão em baixa. O primeiro inclusive vai tentar lutar entre os pesos médios agora.


É possível que Aldo coloque o cinturão dos pesos pena em jogo até março, mas há grandes dúvidas sobre isso. O principal problema é que o brasileiro está lesionado e só definirá seu futuro quando se recuperar. Além disso, há a possibilidade uma superluta entre Aldo e o campeão dos leves, Athony Pettis, o que provavelmente não valeria um título.

Se ficar mesmo em sua categoria e se recuperar rapidamente, José Aldo deve enfrentar Ricardo Lamas até março para tentar manter no Brasil o cinturão dos pesos pena.


Nem parece, mas o cinturão de Renan ainda é interino. O campeão linear, Dominick Cruz, está lesionado desde 2011 e ainda não sabe se estará recuperado no começo de 2013. Dana White está incomodado com a situação e cogita dar o título definitivo para Barão mesmo sem uma luta entre os dois campeões.

Além de Barão, o Brasil ainda tem outro nome de destaque entre os galos: Raphael Assunção venceu T.J. Dillashaw recentemente, confirmou sua ótima fase com cinco vitórias seguidas e deve lutar pelo cinturão em breve.


Comentem!



Cigano pode abrir caminho para Brasil ter 5 campeões no UFC até março Cigano pode abrir caminho para Brasil ter 5 campeões no UFC até março Reviewed by FABRICIOMALHEIROS96@GMAIL.COM on outubro 21, 2013 Rating: 5

Sem comentários

programa de afiliados clicks banck